Aromas Aromatização de Ambientes Negócios

10 maneiras de aumentar as vendas usando Marketing Olfativo

marketing olfativo aumenta as vendas

Como mostramos no último texto deste blog, não importa o ramo em que empresa a empresa atua, sempre é possível influenciar hábitos de consumo por meio do marketing olfativo. Agora vamos mostrar 10 pontos em que a aromatização faz a diferença para aumentar as vendas.

 1 – Melhora o posicionamento da marca

Quando entramos em um local que possui um cheiro muito próprio, ele se torna fácil de reconhecer a todo momento.

E, quem entende de marketing sabe o quanto é importante ser lembrado e reconhecido. É por esse motivo que o investimento nessa área se torna cada vez mais frequente e tem feito sucesso entre as maiores empresas do mundo.

2 – Melhora a experiências dos clientes

Entrar em uma loja que possui um aroma agradável, marcante, mas, sutil, é uma das experiências mais positivas que o cliente pode ter. É automático o interesse pelos produtos.

3 – Torna a marca inesquecível

Assim como o marketing olfativo pode ajudar no aumento de vendas, ele ainda torna a experiência com o estabelecimento ou com a marca algo inesquecível. Estudos já provaram que o nosso cérebro possui uma conexão entre os aromas e os sentimentos, o que pode fazer com que o cliente jamais esqueça o momento que viveu quando estava em contato com os produtos.

4 – Aumenta o tempo de permanência dos clientes

Quando os clientes estão se sentindo à vontade e em um ambiente agradável e receptivo, tendem a passar mais tempo dentro da loja e consequentemente, compram mais.

Um aroma que traga conforto pode ser fator essencial para fazer com que ele tenha essa sensação de bem-estar em seu estabelecimento.

5 – Atrai novos clientes

O mesmo vale para os novos clientes. Existem inúmeras pesquisas que apontam para o cheiro como fator de motivação para que uma pessoa entre em uma loja.

Quanto mais agradável ele for, maior a chance de que novos clientes sejam atraídos!

6 – Aumenta a percepção de valor do produto/serviço

Estudos de marketing olfativo indicam que um aroma agradável pode ser capaz de fazer com que seu cliente veja o produto como algo mais valioso, que compensa o investimento da compra.

Afinal, quando há uma relação positiva entre quem está consumindo e o estabelecimento, a chance daquele produto ser valorizado aumenta consideravelmente.

7 – Aumenta o ticket médio do produto/serviço

Como o cliente passará mais tempo na sua loja e também valorizará mais o seu produto, as chances de consumo também crescem.

Notoriamente, as chances de novas vendas para o mesmo cliente são evidenciadas, porque de fato, você ofereceu uma experiência agradável.

8 – Cria fidelização da marca

O aroma próprio da sua marca gera insight de compra, toda vez que a necessidade do produto se fizer presente na rotina da pessoa (cliente/consumidor).

Pois, a sensação de bem-estar enquanto permaneceu no seu estabelecimento lhe foi agradável, trouxe benefícios e boas lembranças.

Logo a associação da marca com o aroma é eminente, influenciando para que o cliente se torne fiel ao produto.

Memórias e desejos serão estimulados através deste aroma e, de forma inconsciente, a fidelização irá ocorrer.

9 – Melhora o desempenho no local de trabalho

Além dos clientes, é relevante que todos os colaboradores se mantenham motivados e produtivos para que os projetos de aumentar as vendas, sejam eficientes.

Utilizando os preceitos do Marketing Olfativo, com aromatização de ambientes, as fragrâncias adequadas para o seu tipo de negócio serão estudadas para promover a sintonia e dedicação da equipe.

Em contrapartida, engajamento e mais negócios fechados!

10 – Estimula desejo nos clientes

Por último, o desejo de compra: quando estamos em um lugar onde nos sentimentos confortáveis, o desejo de compra aumenta consideravelmente, como no exemplo do café no início do texto.

O conceito de aromatização veio para trazer mais conforto e possibilidades de experiências incríveis aos clientes.

O marketing com foco na aromatização de ambientes, tem sido cada vez mais estudado, está entre os mais incríveis investimentos para aumentar vendas, bem como melhorar a posição da empresa no mercado.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply