Aromas Aromatização de Ambientes Negócios

A ciência por trás do “cheiro de novo”

cheiro novo para aumentar as vendas

Uma das maiores descobertas de especialistas em marketing sensorial foca nas sensações que o consumidor tem ao experimentar um produto recém-adquirido. Seja um carro, roupa ou até um livro novo,  o cheiro da novidade é um toque único e especial que nos diz que o produto é fresco da fábrica. E por trás desse perfume há muito mais do que podemos imaginar. O cheiro reconfortante do novo é um aroma artificial. Ele nos causa sensações de triunfo, exclusividade e poder. Especialistas em marketing olfativo sabem disso e também o utilizam por meio de difusores de aromas em estabelecimentos comerciais como estratégia de marketing para atingir o público-alvo de forma eficaz.

A eficiência do cheiro

Cheiros são capazes de evocar memórias, nos tranquilizar, provocar o apetite, estimular, despertar emoções ou sentimentos. Deste modo, o cheiro tem um grande impacto na decisão de compra. E um dos odores mais gratificante é aquele de produto novo.

Do que é feito o “cheirinho de novo”?

Como dito anteriormente, o cheiro de novo não é natural. Ele é o produto da combinação de produtos voláteis, fabricados exclusivamente para fornecer uma experiência olfativa. Isto pode criar uma necessidade compulsiva de repetir esta sensação de comprar algo novo.

Entre os “cheiros novos” mais familiares estão os de produtos Mac e os de carros recém saídos da fábrica. Embora estes odores correspondem aos aromas de plásticos, metais, adesivos, tintas e outros produtos químicos utilizados para a fabricação dos produtos, o cheiro de novo pode ser reproduzida com difusores e sprays contendo bétula, óleo de alcatrão, e aroma de couro. Esta técnica é usada em diferentes concessionárias de veículos e marcas, mesmo em vendas de carros usados ​​ou em garagens.

Hoje, as marcas investem fortemente na aromatização. Usando odotipos para atrair e reter clientes. O Marketing Olfativo abrange todos os tipos de indústrias, desde franquias de alimentos, marcas de carros, roupas de grife, estabelecimentos comerciais, parques de diversões, etc. Em que aromas cativantes são usados ​​para criar diferentes sensações e emoções como um meio de atração e lealdade. As empresas podem se aventurar entre as fragrâncias, que pode deixar uma marca única.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply