Aromas Aromatização de Ambientes Negócios

Marketing olfativo e a influência nos hábitos de consumo

marketing olfativo e consumo

Decidir onde comprar um produto, se entramos em uma loja ou se procuramos uma marca em particular depende de vários fatores. A intervenção do marketing é fundamental para influenciar esta decisão. Elementos como anúncios audiovisuais, degustações e os aromas são utilizados para explorar todos os sentidos do possível cliente.  Essas estratégias são conhecidas como marketing sensorial e entre elas está o marketing olfativo.

Esse tipo de marketing apela para os cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato. Sento que este último é, comprovadamente,  um dos maiores responsáveis pela decisão dos consumidores de comprar. Um estudo publicado pela psicóloga espanhola Silvia Álava, intitulado “Cheiros e emoções”, mostrou como o sentido do olfato influencia a relação com as memórias e emoções das pessoas.

Entre as descobertas, o estudo revelou que o ser humano lembra até 35% do que cheira. Em comparação, se recorda apenas de 5% do que vê. Isto confirma o poder que o olfato tem para a associação de emoções. Esta informação é sem dúvida de grande valor para marcas que podem criar estratégias em torno da criação de aromas para seus produtos. Outro dos achados deste estudo sobre a relação entre olfato e memória mostrou que 46,3% das pessoas pesquisadas reconheceram que voltar a cheirar a algo familiar influencia mais do que ver ou ouvir de novo.

O Marketing Olfativo de uma loja influencia em mais de 80% nas decisões de compra

O olfato não apenas influencia a memória, mas também afeta a tomada de decisão das pessoas. Especificamente na área de consumo. 84,2% dos participantes acharam que o cheiro de uma loja influencia sua decisão de entrar ou não.

Podemos perceber que a primeira impressão é sempre a que fica. E isso não é necessariamente visual. O cheiro é muito influente, uma vez que permanece registrado em nosso cérebro e relaciona a emoção com a que foi percebida pela primeira vez. Então imagine quão bom ou ruim isso pode ser para o seu negócio. Se você se preocupa com esses detalhes e cria um aroma que representa a sua marca e cuida de torná-lo presente em suas lojas com a ajuda dos difusores de aroma, então você se posicionará a mente do seu cliente de uma maneira positiva. No entanto,  se não, então ele terá uma má memória associada à sua marca apenas por causa do cheiro.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply