Aromas Aromatização de Ambientes Identidade Olfativa Negócios

O poder do Marketing Olfativo nas vendas

aumente as vendas com o marketing olfativo

O marketing olfativo é uma ferramenta poderosíssima para aumentar as vendas das lojas. Esse fato já foi comprovado por inúmeras pesquisas. Mas você já se perguntou o por quê disso? Qual é o efeito que a aromatização traz aos clientes que os influenciam a comprar determinado produto ou serviço?

Em alguns casos é bem óbvio o efeito que o marketing olfativo pode provocar. Por exemplo, docerias aromatizadas conquistam clientes pelo nariz e pelo estômago. Afinal, é impossível passar por um aroma de bolo de chocolate e não ficar cheio de vontade de provar uma fatia.

Já em outros casos a relação entre aromatização e aumento nas vendas pode não parecer tão direta. Mas seja qual for o ramo de atuação da empresa é possível influenciar hábitos de consumo, por meio do marketing olfativo.

O olfato é um dos sentidos mais importantes para o ser humano, porque traz memórias e desperta o desejo. Portanto, a função do marketing olfativo é criar uma conexão entre odores e sentidos das pessoas que frequentam os ambientes comerciais.

Para isso, é necessário planejamento seguindo diretrizes para que as experiências dos clientes, seja perfeita.

Pontos importantes para definir uma estratégia efetiva de marketing olfativo:

–  Combinação perfeita entre aroma e tipo de negócio. Por exemplo, não faz sentido uma loja de carros ter aroma de pão.

–  Não basta o aroma ser agradável, ele tem que ser funcional. Por isso, as fragrâncias devem ser escolhidas por profissionais especializados da área de marketing olfativo.

–  A dispersão das fragrâncias deve ser feita com equipamentos profissionais. Desta forma, o perfume é espalhado de maneira uniforme. Caso o estabelecimento trabalhe com alimentos, deve-se optar pela tecnologia de nanonebulização, que não deixa resíduos e nem contamina os alimentos.

– A aromatização deve ser pensada também para os funcionários. A aromatização deve ser feita de forma que não deixe funcionários enjoados com o cheiro e nem cause problemas como alergias. Além disso, utilizando a fragrância correta, é possível aumentar a concentração e a produtividade dos colaboradores.

– Busque sempre desenvolver um aroma único para a sua empresa. Isso cria uma ligação emocional entre cliente e sua marca. Não importa em qual local do mundo o seu cliente esteja, se ele sentir a identidade olfativa da sua empresa, ele vai lembrar da sua marca.

Outros benefícios que aromatização de ambientes proporciona:

É indiscutível que o principal foco do marketing olfativo é aumentar as vendas. No entanto, existem outros efeitos positivos provocados pela aromatização:

– Percepção de higiene. Com um bom perfume, é transmitida também o conceito de limpeza do ambiente.

–  Aconchego. Seus clientes vão sentir-se bem-vindos em sua loja ou escritório.

–  Tranquilidade. É fato indiscutível que os aromas corretos promovem maior índice de quietude a concentração na pessoa.

Portanto, é indiscutível. Cheiros estimulam sensações, logo ele deve ser condizente com o desejo que o estabelecimento comercial pretende despertar no seu visitante.

Quem não vai preferir entrar e comprar em uma loja que oferece aroma de acordo com o seu tipo de negócio?

Quer saber mais? Na próxima semana, vamos mostrar algumas opções de marketing olfativo para o aumento das vendas. Fique ligado!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply