Aromas Aromatização de Ambientes Identidade Olfativa Negócios

Ação com Marketing Olfativo ganha prêmio internacional

marketing olfativo samsung

A Samsung foi premiada na categoria “Propaganda Visual e decoração de Vitrine”, do Global Awards 2018. Evento internacional que reconhece a excelência em displays de publicidade em pontos de venda, ativações de marketing no varejo e visual merchandising.  O projeto Window Display Galaxy S8 foi destaque pela criatividade e inovação. O grande diferencial foi a utilização do marketing olfativo. Ele já havia ganhado o troféu índio de Ouro, no Prêmio POPAI Brasil em 2017. E agora acabou de ser coroado também no Global Award 2018.

A vitrine feita para o lançamento do Samsung Galaxy S8 e S8+ tinha o propósito de utilizar o marketing olfativo para gerar um vínculo diferenciado com os seus consumidores. Para isso, a Samsung criou fragrâncias personalizadas de acordo com as imagens de comunicação que foram exibidas nas vitrines de diversas lojas.

“Estamos muito honrados em receber esse reconhecimento internacional, que é fruto de um investimento contínuo em pesquisas para entender as necessidades dos consumidores e promover experiências diferenciadas.  Com essa iniciativa, criamos uma ligação exclusiva com nosso público. Proporcionando um momento memorável e reforçando uma das principais características dos Galaxy S8 e S8+, a inovação”, afirma Loredana Sarcinella, Diretora Sênior de Marketing da Divisão de Dispositivos Móveis da Samsung Brasil.

Além de estar alinhada com o conceito global da linha Galaxy S8, “Unbox your Phone”, que instigava os consumidores a irem além do que é usual, quebrando barreiras para desvendar uma nova forma de se relacionar com o seu aparelho, com essa ação a Samsung criou uma conexão emocional com seus consumidores por meio da memória olfativa, com um jogo de luz, cenografia e experiência sensorial que convidava as pessoas a fazerem uma imersão no universo do produto.

Marketing olfativo e cheiros

Segundo Randall Reed, neurocientista da Universidade John Hopkins, um aroma pode trazer diversos sentimentos. Isso acontece porque o olfato está diretamente ligado ao sistema límbico. Área do cérebro que é associada a memórias e emoções.

Hoje é totalmente possível encontrar lojas usando fragrâncias em seus pontos de venda. Geralmente são aromas característicos que remetem exclusivamente à marca.

Um exemplo de uma loja de sucesso no Brasil com essa abordagem é a loja de sapatos Melissa. Ela usa uma fragrância única em todas as suas coleções, e suas lojas têm o mesmo aroma de seus calçados. Isso faz com que seus clientes carreguem a marca no pé com o produto e na mente com o cheiro.

Surpreender positivamente o consumidor através do olfato com um perfume agradável, pode elevar sua percepção em relação ao ambiente e a qualidade do produto ou serviço prestado.

Esse estímulo, se trabalhado de forma contínua pode ser a vir o grande diferencial de seu negócio. Se tornando uma ferramenta significativa para comercializar o seu produto e o ambiente de seu estabelecimento. Fazendo seu cliente ter uma experiência única de compra ou consumo.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply