Dicas Negócios

Memória olfativa: descubra o que é e sua importância

Memória olfativa

Você sabe o que é memória olfativa? Quem nunca foi tomar café em uma padaria e lembrou do cheiro do bolo da mãe, ou do café da avó?  Sabe aquele perfume que faz você se lembrar imediatamente de alguém?  Pois são nesses pequenos detalhes que nasce a nossa memória olfativa. Talvez você nunca tenha reparado, mas o olfato é um dos sentidos que mais está ligado às emoções humanas.

Os odores que sentimos nos provocam imediatamente várias sensações, positivas ou negativas. Por esse motivo, é essencial investir em uma aromatização de ambiente com fragrâncias prazerosas e aromas que possibilitam boas recordações, sentimentos e energias positivas, gerando assim, um ambiente harmonizado que nos deixa mais propensos a aceita-lo e registrá-lo, quanto maior for a efetividade, mais perto de sua identidade olfativa você estará.

O olfato é o primeiro órgão dos sentidos a se desenvolver. É importante ressaltar que nossa memória olfativa é característica de nossa natureza física e psicológica. Nosso nervo olfatório cria uma conexão ligada ao cérebro que trabalha diretamente nos cheiros e gostos que sentimos.

Nosso cérebro possui um sistema chamado de “Sistema Límbico” responsável por receber os sinais que nosso bulbo olfativo (nariz) sente. Essa região guarda os cheiros que sentimos no nosso dia a dia de uma forma direta com nossas necessidades emocionas e digestivas, trabalhando de maneira inconscientemente em nossa memória olfativa com qualquer pessoa, local, situação ou emoção que possua uma forte identidade olfativa.

A forma como nos relacionamos com um determinado cheiro em alguma situação, é algo que depende da importância que aquele momento teve para você, de como estavam as suas emoções quando você sentiu aquele determinado aroma. Esta é uma pequena observação relacionada à algumas das inúmeras regras do marketing olfativo.

Uma identidade aromática pode ser construída através do uso de vários materiais (plástico, madeira, papel, tecido, couro…) que predominem em um local ou estabelecimento implementando um sistema profissional de aromatização de ambientes.

Desta forma, você estará criando seu logo olfativo que ocupará todo o espaço que você desejar. Algo que as tradicionais formas de propaganda e divulgação não conseguem.

Uma ação de marketing olfativo é feita com a dispersão de um aroma durante um evento, feira ou ação que sua instituição organiza ou patrocina, criando uma relação mais íntima durante a experiência de contato com sua marca e/ou produto, enquanto o registro de sua identidade olfativa é armazenado na memória emocional, e que será automaticamente disparada quando seu público lembrar ou entrar em contato com sua marca.

Algumas marcas que usam o Marketing Olfativo para ativar a memória olfativa de seus consumidores

 

Logo L'Occitane

Logo L’Occitane

Logo Coral

Logo Coral

Logo Melissa

Logo Melissa

Logo Chanel Memória Olfativa

Logo Chanel Memória Olfativa

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply