Aromatização de Ambientes Dicas Negócios

Aromas que estimulam a produtividade

aromatização estimula produtividade

Chegar no escritório disposto e motivado a encarar um novo dia de compromissos e prazos. Essa sensação pode ser conquistada por meio de fragrâncias, que além de perfumar, influenciam no estado de ânimo dos funcionários. Apesar de ser uma prática comum para o lar, também é possível tornar a dinâmica de trabalho mais fluida por meio da aromatização.

No entanto, para ter um resultado efetivo não basta aplicar qualquer produto de forma aleatória. O primeiro passo é se preocupar com quais estímulos e as sensações deseja transmitir à equipe. Fragrâncias cítricas como Verbena e Limão Siciliano funcionam bem em ambientes agitados e que demandam criatividade, como por exemplo agências de publicidade e comunicação, pois são energizantes, estimulam as ideias e transmitem sensação de vigor. Enquanto o Alecrim melhora a produtividade e a concentração da equipe.

Já em lugares com maior carga de estresse, como acontece em empresas do mercado financeiro, hospitais e clínicas, essências de Lavanda e Camomila são neurosedativas, ou seja, reduzem a tensão e promovem um estado de relaxamento.

Cada cheiro em seu lugar

A aromatização do ambiente depende muito das características do espaço. Em locais abertos, com muitas pessoas trabalhando, o recomendado é criar uma rotina de aplicação do perfume; no mínimo, três vezes ao dia. Vale lembrar que o tamanho e a presença de materiais porosos como tapetes, cortinas e mesas de madeira influenciam na fixação.

– Hall de entrada e recepção:

São extremamente importantes e devem estar sempre aromatizados, pois é o primeiro contato tanto com os clientes quanto com os colaboradores. Para causar um impacto positivo, é interessante que haja um cheiro que transmita a sensação de boas-vindas e personalidade ao ambiente, como as fragrâncias amadeiradas, entre elas: Topázio, Orvalho e Cedro e Noz Moscada.

– Sala de reunião e mesa de trabalho:

Ambientes pequenos não exigem a presença frequente de uma fragrância. A aplicação do perfume em spray alguns minutos antes da reunião já causa uma boa impressão aos participantes.

– Banheiro:

Exige um cuidado tão especial quanto o dedicado às salas de trabalho. Esse ambiente às vezes é esquecido, não adianta perfumar todo o escritório e no banheiro usar qualquer produto de limpeza.

– Copa:

Restrito ao uso por funcionários, é um espaço que apresenta um cheiro marcado pelas refeições que são realizadas e onde é realizado o manuseio de alimentos. Aconselha-se investir em fragrâncias cítricas após a limpeza diária e em produtos com tecnologia na formulação que neutralizam odores de alimentos e gorduras.

É natural que as pessoas tenham uma acomodação olfativa e deixem de sentir a fragrância após algum tempo de uso. Quando isso acontecer, basta deixar de fazê-lo por um período ou alternar o aroma. O escritório é como uma segunda casa, já que a maior parte do dia é vivida ali. Então, nada melhor que um ambiente perfumado que transmite sensação de zelo e bem-estar para tornar a rotina mais leve e motivada.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply