Dicas Negócios

Como estimular o cliente a comprar mais?

vender mais airomas marketing sensorial olfativo

Esta é a pergunta de ouro de todo empresário. Como aumentar as vendas e, consequentemente, elevar o faturamento de sua empresa? Bom, não tem como fugir de alguns pontos simples como oferecer produtos de qualidade e com preço competitivo no mercado. No entanto, pesquisas apontam que 37% das compras são feitas por impulso e é possível influenciar os clientes a terem este tipo de comportamento.

Consumo impulsivo, mas consciente

As compras por impulso podem se tornar um problema para os clientes, que podem assumir dívidas desnecessárias. No entanto, os empresários também precisam tomar cuidado com o assunto. As compras não planejadas podem ser uma boa forma de aumentar as vendas, mas, se forem feitas sob pressão, a chance de o cliente se arrepender assim que sair da loja é grande, e ele provavelmente nunca mais colocará os pés ali.

Marketing sensorial e os estímulos para aumentar as vendas

Uma estratégia eficiente para captar estas compras por impulso é estimular os sentidos do cliente. Você pode usar a audição, o olfato e a visão principalmente. Quando um estímulo casa com outro, isso gera um bem-estar no cliente e ele aceita aquele ambiente. O cérebro fica mais relaxado e com isso está mais aberto para uma venda.

Os estímulos aos sentidos devem ser coerentes entre si e estar de acordo com o público-alvo do negócio. Os estímulos para uma loja de cama, mesa e banho não são iguais aos de uma loja de roupas masculinas.

Outro fator importante para a venda por impulso é o treinamento dos vendedores. Como dissemos acima, eles não devem buscar vender a qualquer custo, sob o risco de afugentarem o cliente para sempre. No entanto, eles podem buscar entender as necessidades daquele consumidor de forma equilibrada.

Há muitos vendedores despreparados no mercado. Muitas vezes você entra num estabelecimento e vê que o vendedor só está preocupado com a meta que precisa bater. O vendedor precisa ter paciência com o cliente. O cliente começa a falar e ele não dá ouvidos. Isso está errado. O vendedor precisa ouvir o cliente para entender o que ele precisa.

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply