Negócios

Marketing Sensorial: O que é na prática

marketing sensorial airomas

Marketing sensorial é um conjunto de ações que desperta e ativa o interesse do cliente através de 5 sentidos.

  1. Visão
  2. Audição
  3. Tato
  4. Olfato
  5. Paladar

Para entender melhor como funciona, vamos voltar a época de criança, foi na escola primária que aprendemos os cinco sentidos do corpo humano. É fundamental conhecer o comportamento do cliente, assim podemos alcançá-lo de maneira assertiva e adequada. Se faz sentido pra você, continue aqui, e aprenda como é possível alcançar clientes através do marketing sensorial.

Marketing sensorial na prática

Uma das tendências de marketing, está totalmente alinhada a estratégia dos 5 sentidos. Cada dia mais, o comportamento dos consumidores está voltado a interação com uma determinada marca. Por isso a decisão de compra, está ligada diretamente à comportamentos e estímulos do cliente. Você precisa entender que para aplicar o marketing sensorial precisamos saber quem realmente é o cliente. Para isso, fazer uma classificação do cliente e qual o seu comportamento, é uma maneira de alcançar bons resultados em vendas.

Comece fazendo uma planilha, além de ajudar na organização, você consegue identificar quem são eles.

  • Homens
  • Mulheres
  • Faixa etária
  • Interesse
  • Perfil sócio econômico

Como os 5 sentidos atuam?

Eu disse sobre os sentidos, porém ainda não detalhei como eles atuam na prática.

Visão
A visão é um sentido que está ligado ao reconhecimento da marca, é através da cores, fontes e formas que você é lembrado. Ou seja, além da ligação entre a marca e a identidade visual, a visão é um dos elementos responsáveis em criar uma atmosfera imaginária da sua empresa. Algumas estratégias de redes de farmácias, por exemplo, é organizar os seus produtos em gôndolas posicionadas de maneira que possa atrair o cliente para a compra e negócios sejam fechados. Espaços como restaurantes, pizzarias e hamburguerias, também podem criar ambientes com luzes, móveis rústicos e paredes com cores quentes neutras para proporcionar um local agradável para o cliente.

Audição
A audição é a capacidade de ouvir e processar o som, é através das orelhas (ouvidos), que é capaz de captar os sons e enviá-los para as vias auditivas centrais. Dessa maneira, o sistema nervoso é influenciado causando uma reação em todo o sistema corporal. É importante ficar atento, pois o ouvido é um órgão muito sensível. O ouvido humano suporta até 70 decibéis de ruídos. Caso os tímpanos recebam sinais excessivos, o risco de causar uma lesão é grande. Por isso, evite música e caixas de som em volumes altos em seu estabelecimento, além de espantar os clientes, isso vai diminuir as suas vendas. Procure falar com o cliente em tom moderado, essa é uma maneira de demonstrar atenção e confiança. Escolha uma canção que esteja relacionado ao nicho de mercado, isso serve também para sala de espera de consultório odontológico. Faça um playlist sim, mas lembre-se da planilha de marketing sensorial, é nela que deve estar qual o tipo de cliente para o seu negócio.

Exemplo:

NICHO ESTILO PLAYLIST NÍVEL DE VOLUME
Moda Country Sertanejo 50 músicas 60 db
Restaurante Variados 80 Músicas 50 db
Consultório Clássicas 10 Músicas 40 db

É claro que, você pode escolher qual a música ideal para o seu negócio, essa tabela acima é apenas uma demonstração.

Tato
Quem nunca chegou a uma loja e em primeiro lugar estendeu a mão e tocou em um determinado produto para fazer uma avaliação? É através do tato que identificamos o formato de um objeto e também o modelo de um produto.

Os especialistas dividem o tato em 4 outros sentidos, são eles:

  1. Sistema somatossensorial
  2. Propriocepção (reconhecimento da localização espacial do corpo)
  3. Termocepção (percepção da temperatura)
  4. Nocicepção (percepção da dor)

Por isso, proporcionar e disponibilizar produtos de fácil acesso, é uma maneira eficaz na concretização da venda. Para aplicar em seu negócio, você precisa conhecer em primeiro lugar o seu produto e em seguida conhecer o seu cliente.

Olfato

O olfato é capacidade de captar odores, basicamente refere-se ao cheiro. Sabe aquele cheiro gostoso de pão fresquinho que sentimos no momento que passamos em frente da panificadora da cidade? A mesma coisa acontece quando vamos presentear a esposa ou um amigo com um perfume. É através desse processo que o cérebro identifica o cheiro.

Paladar
O paladar ou gustação, é o sentido que permite reconhecer os sabores, além disso é possível sentir a textura dos alimentos. É através da percepção de sabores que as pessoas identificam qual é o alimento saboroso e também qual o sabor de bebidas como sucos e refrigerantes.

Conclusão

Podemos dizer que o marketing sensorial é uma técnica? A resposta é sim! Além de ser um técnica de marketing eficaz, o objetivo é fazer o cliente permanecer no estabelecimento o maior tempo possível. Lembre-se de construir relacionamento com o cliente que o leve a ações recorrente de compra. Essa é uma estratégia de vendas muito poderosa, portanto tenha em mente um plano de ação, isso facilita o processo de implementação do marketing sensorial.

Fonte: Click Pérola

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply